Área infantil em espaços comerciais estimula o consumo adulto

“Tem criança que pede para os pais virem aqui só por causa do “brinquedão’”, conta Anselmo Neves, sócio-proprietário do restaurante Bacalhoeiro, de São Paulo. O “brinquedão” faz parte de uma área reservada para as crianças, com atividades e monitores, e é uma iniciativa crescente entre os empresários, a de oferecer espaços exclusivos para crianças e, assim, atrair e fidelizar clientes adultos.

Segundo Sérgio Santos, professor de marketing da pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a tendência está ligada a um fenômeno social: hoje, os adultos têm cada vez menos tempo para ficar com os filhos. Logo, o estabelecimento que unir adultos e crianças sairá na frente. “O diferencial será proporcionar à clientela fazer duas coisas ao mesmo tempo – estar com o filho e cortar o cabelo, por exemplo”, diz Santos.

A criança é um “agente propulsor de consumo” – entretida, faz com que a família permaneça por mais tempo no estabelecimento, ressalta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração). Assim, 57% das mulheres e 45% dos homens gastam mais quando levam filhos ao supermercado, segundo levantamento realizado no ano passado pelo Provar-FIA em parceria com a Felisoni Consultores Associados. Segundo Angelo, esse resultado também é válido para outros tipos de comércio.

Incluir esse tipo de serviço é fundamental para que os pais possam consumir sossegados enquanto alguém olha os filhos. “A criança de hoje também influencia na decisão de compra e na escolha do programa do casal“, acrescenta.

Fonte: Folha de S. Paulo – 11/10/09

Sobre Arnaldo Rabelo

Consultor de marketing, especializado no mercado infantil e em licenciamento de marcas e personagens.
Esta entrada foi publicada em artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Área infantil em espaços comerciais estimula o consumo adulto

  1. Cássia Donatelli do Carmo disse:

    Olá!

    Meu nome é Cássia, sou estilista há cinco anos e sempre trabalhei em empresas no segmento infantil/teen.
    Estou começando a escrever meu primeiro artigo científico que seria para conclusão do meu curso de pós-graduação em Negócios da Moda. Eu, como fã do universo infantil, resolvi escrever sobre a influência da criança na decisão de compra do adulto.
    Achei muito interessante a publicação sobre a área infantil em espaços comerciais! É incrível como mundo inteiro está cada vez mais se adequando a esses pequenos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>