Sucesso da Galinha Pintadinha aumenta conteúdo infantil na internet

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Galinha Pintadinha é um grande sucesso no YouTube, com vídeos que tocam canções tradicionais como “Pintinho Amarelinho” e alcançam quase 3 bilhões de visualizações.

Quando algo faz sucesso, quase sempre gera descendentes. E a Galinha já gerou “filhotes”: outros canais que, inspirados nela, estão loucos para bicar um pedaço dos ovos de ouro.

A maior parte segue a mesma fórmula, com vídeos de desenho animado, músicas repetitivas, tudo publicado na internet.

Além da parte on-line, esses canais seguem a mesma tendência da ave mãe de criar brinquedos, peças e tudo o mais que puder existir para crianças pequenas.

Segundo pesquisa da faculdade ESPM, de 2015, é na faixa etária que vai até quatro anos que a Galinha é rainha, sendo o canal mais relevante. E é aí que seus “filhotes” também atacam.

“A Galinha é a porta de entrada dos nativos digitais”, ou seja, de quem já nasceu com acesso à internet, diz Luciana Corrêa, coordenadora do laboratório que fez o estudo.

Mas, como acontece com todo bom filho, nem tudo é repetição. A Galinha abriu esse mercado, mas só toca cantigas tradicionais. A criança também quer algo mais moderno.

“A concorrência é boa. A criança pode gostar de vários personagens ao mesmo tempo”, apazigua Miguel Moreira, gerente da empresa que cuida da Galinha Pintadinha. Afinal, uma mãe nunca fala mal dos filhotes.


BOB ZOOM
Assim como a Galinha Pintadinha, aposta em cantigas tradicionais. Tem vídeos em três idiomas e deve ser traduzido para mais três neste ano, entre eles o mandarim.

bob-zoom

LANÇAMENTO 2012
VISUALIZAÇÕES 106 milhões
HIT ‘Pintinho Amarelinho’ (24,4 milhões de views)


MUNDO BITA

O personagem é um gordinho bigodudo. As músicas são de autoria própria e inspiraram CDs, DVDs e um musical que já passou por São Paulo, Rio e outras cidades.

mundo bita

LANÇAMENTO 2012
VISUALIZAÇÕES 101 milhões
HIT ‘Festa na Lagoa’ (10,9 milhões de views)


ANIMAZOO KIDS

Os vídeos giram em torno de um grupo de cinco bichos, que cantam e dançam músicas, muitas delas já conhecidas. O canal tem dois DVDs e prevê um musical e episódios de TV.

animazoo

LANÇAMENTO 2012
VISUALIZAÇÕES 20 milhões
HIT ‘O Sapo Não Lava o Pé’ (3,2 milhões de views)


TURMINHA DA NATUREZA

Depois do sucesso do ‘Funk do Caramelo’, o cachorro se tornou o personagem principal. Com músicas próprias, o canal está desenvolvendo uma série de TV.

turminha-da-natureza

LANÇAMENTO 2013
VISUALIZAÇÕES 4 milhões
HIT ‘Funk do Caramelo’ (1,7 milhão de views)


MACAKIDS

Turma de chipanzés que defendem a natureza e lutam contra a turma de macacos que a sujam. Diversão com mensagem ecológica. Conta com músicas de qualidade, clipes animados, DVDs e tem shows e um seriado em produção.

macakids

LANÇAMENTO 2010
VISUALIZAÇÕES 500.000
HIT ‘Você pode ser um Macakids’ (150.000 views)


Fonte: Folha de S. Paulo

Comments

comments

Comments

comments